Sobre o texto

Sobre o texto, o objetivo de conferir-lhe correção cabe ao revisor, clareza, concisão e harmonia, agregando valor, bem como o tornando inteligível ao leitor. O texto precisa fazer sentido, se não, não faz sentido de ser, deve ter clareza para uma interpretação correta – correta é – adequada ao que o autor diz de fato.

As palavras são por si, próprias e variadas de sentido e juntando-as formam expressões com sentidos mais variados ainda, o que determina o sentido correto é o valor atribuído no momento da interpretação, que leva em conta o contexto e o conhecimento do leitor.

O papel do revisor é buscar o entendimento no texto, do objetivo para o qual foi escrito, afinal, a mudança de contexto implica na mudança de sentido e o conhecimento do leitor na interpretação errada do sentido.

Assim, a palavra fora do contexto não produz sentido algum, e se o leitor não possuir o conhecimento de mundo do contexto enunciado, interpretará o texto com sentido oposto ao que o escritor determinou.

O leitor possui diferentes níveis de conhecimento e utilizando-os faz a construção do sentido no texto, quando articula essas ideias.

Alguns textos são prontos ao leitor construir sentido somente com o conhecimento de mundo, outros não, e é dependente de conhecimentos técnico da língua, ou do assunto abordado. O texto possui uma parte explicita e outra subentendida e cabe ao leitor assimilar a interpretação e dar o sentido correto. Porém cabe ao autor determinar o sentido que quer dar para seu texto, posteriormente ao revisor adequar as entrelinhas para que seja alinhada com o mesmo sentido.

Podemos nos aprofundar em várias outras questões que faz divergir o sentido do texto, como fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, e por ai vai, porém fica para outro momento em outro post. Espero que este texto diga de fato o que realmente quis dizer. Revise.  www.seutexto.com.br

 

2 comentários em “Sobre o texto

Deixe um comentário